O OMA divulgou imagens de seu projeto para Feyenoord, em Roterdã, depois que o plano foi aprovado pelo prefeito e vereadores da cidade. Desenvolvido para o clube de futebol Feyenoord, o projeto consistirá de um distrito de uso misto centrado em torno de um novo estádio de 63.000 lugares para a equipe, localizado ao longo do rio Maas.
O estádio servirá como ponto de partida para o desenvolvimento de negócios na área, ligando-se ao resto do distrito de Roterdã-Zuid através de uma passarela e generosos espaços públicos. Uma nova via ativa, chamada "The Strip", conectará a nova arena com o atual estádio do Feyenoord, De Kuip, cuja história será preservada por sua conversão em apartamentos, espaços comerciais, um centro desportivo de atletismo e uma praça pública.
O renovado "Kuip Park" conterá mais de 89.000 metros quadrados de espaço verde para atividades esportivas e de lazer, além de 700 unidades residenciais.
No total, o plano irá adicionar 180.000 metros quadrados de habitações em diversas tipologias; 64.000 metros quadrados de espaços comerciais, incluindo um cinema, restaurantes e lojas; e 83.000 metros quadrados de vários elementos de programa público, incluindo uma "experiência desportiva" e campos desportivos urbanos.
"Com o desenvolvimento da cidade de Feyenoord, o OMA contribui para a próxima fase de desenvolvimento para a cidade de Roterdã, nossa cidade natal. Ajudamos a conectar partes da cidade que estavam isoladas e de difícil acesso; projetamos um fragmento de cidade ao redor do Clube de Futebol Feyenoord e seu novo estádio, que irá conectar as pessoas através do esporte e da comunidade", disse David Gianotten, sócio-encarregado do OMA.
"Com este projeto, o OMA cumpre o forte desejo de desenvolver uma cidade desportiva única na Holanda e no Norte da Europa".
Notícia via OMA.